A cristologia de Joãosinho Trinta presente na Imagem do Cristo Mendigo e a contestação da Cúria Metropolitana do Rio de Janeiro

Autores

  • Ederilton Cassiano Toledo Faculdade Unida de Vitória

Palavras-chave:

Cristologia, Cristo Mendigo, Beija-Flor de Nilópolis, Arte e Religião

Resumo

Este estudo analisa a Cristologia na representação do Cristo Mendigo no desfile do GRES Beija-Flor de Nilópolis (1989), explorando o contexto histórico, a influência da Teologia da Libertação e o embate entre Joãosinho Trinta e o Cardeal Dom Eugênio Sales. A pesquisa aborda a representação visual do Cristo Mendigo, suas repercussões na sociedade e na Igreja Católica, e examina o diálogo entre a Cristologia tradicional e a inovação proposta por Joãosinho Trinta, integrando contribuições de Jon Sobrino e Johann Baptist Metz. Além disso, considera uma representação do artista canadense Timothy Schmalz sobre o Cristo Mendigo e suas resistências eclesiásticas contemporâneas, proporcionando uma compreensão abrangente das camadas de significado na imagem incorporando análises teológicas, socioculturais e artísticas.

Biografia do Autor

Ederilton Cassiano Toledo, Faculdade Unida de Vitória

Possui graduação em Educação Física pela Fundação Universitária de Itaperuna (2003), mestrado em Maestría Estado, Gobierno y Políticas Públicas pela FACULDADE LATINO AMERICANA DE CIÊNCIAS SOCIAIS (2023) e mestrado em Ciências da Educação - Universidad Americana del Paraguay (2017). Atualmente é professor Orientador Pedagógico - Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro - Santo Cristo. Doutorando em Ciências das Religiões pela FACULDADE UNIDA. Tem experiência na área de Artes.

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Publicado

2024-08-01

Edição

Seção

Artigos/Articles: Temática Livre/Free subject