A cristologia de Joãosinho Trinta presente na Imagem do Cristo Mendigo e a contestação da Cúria Metropolitana do Rio de Janeiro
Palavras-chave:
Cristologia, Cristo Mendigo, Beija-Flor de Nilópolis, Arte e ReligiãoResumo
Este estudo analisa a Cristologia na representação do Cristo Mendigo no desfile do GRES Beija-Flor de Nilópolis (1989), explorando o contexto histórico, a influência da Teologia da Libertação e o embate entre Joãosinho Trinta e o Cardeal Dom Eugênio Sales. A pesquisa aborda a representação visual do Cristo Mendigo, suas repercussões na sociedade e na Igreja Católica, e examina o diálogo entre a Cristologia tradicional e a inovação proposta por Joãosinho Trinta, integrando contribuições de Jon Sobrino e Johann Baptist Metz. Além disso, considera uma representação do artista canadense Timothy Schmalz sobre o Cristo Mendigo e suas resistências eclesiásticas contemporâneas, proporcionando uma compreensão abrangente das camadas de significado na imagem incorporando análises teológicas, socioculturais e artísticas.
Referências
AZZI, Riolando. Do bom Jesus sofredor ao Cristo libertador. Perspectiva Teológica, v. 18, n. 45, p. 215-215, 1986.
BECKER. Howard S. Uma teoria da ação coletiva. Rio de Janeiro: Zahar Editores, n/d.
BÍBLIA Sagrada: Nova Versão Transformadora. São Paulo: Mundo Cristão, 2016.
BOECHAT, Leandro Boechat. "Mesmo proibido olhai por nós": liberdade de expressão, censura e religião no carnaval carioca. Policromias-Revista de Estudos do Discurso, Imagem e Som, v. 5, n. 2, p. 819-832, 2020.
BOFF, Leonardo. Jesus Cristo Libertador: uma visão cristológica a partir da periferia. Revista Eclesiástica Brasileira, v. 37, n. 147, p. 501-524, 1977.
DA MATTA, R. Carnavais, malandros e heróis: para uma sociologia do dilema brasileiro. Rio de Janeiro, Zahar, 1979.
FERNANDES ALÓ, Walter Ângelo. Pastor dos bons e dos maus. In: III JORNADAS DE TRABAJO SOBRE EXILIOS POLÍTICOS DEL CONO SUR EN EL SIGLO XX (Santiago de Chile, Chile, 9 al 11 de noviembre de 2016).
FERREIRA, Felipe. O Livro de Ouro do Carnaval Brasileiro. Rio de Janeiro: Ediouro, 2004.
GUIMARÃES, Helenise. As decorações carnavalescas cariocas, um breve histórico. Arte & Ensaios, v. 18, n. 18, p. 70-79. n/d
MENDONÇA, Antonio Gouvêa. A experiência religiosa e a institucionalização da religião. Estudos Avançados, São Paulo, v. 18, n. 52, p 29-46, 2004.
METZ, João Batista. Fé na História e na Sociedade: Para uma teologia fundamental prática. Estudos Religiosos, v. 19, n. 4, 1980.
METZ, João Batista. Pobreza de espírito. Paulista, 1998.
OP, Geraldina Cespedes; JOHNSON, Elizabeth A. Cristologia Hoje: Ondas de Renovação no Acesso a Jesus. Estudos Eclesiásticos, v. 79, n. 310, p. 509-511, 2004.
OTTEN, Alexandre. A opção preferencial pelos pobres e a cristologia. Espaços-Revista de Teologia e Cultura, v.7, n.2, p.107-120, 1999.
PASTRO, Claudio. Arte sacra. Loyola, 1986.
RENDERS, Helmut. Cristologia iconográfica: das suas linguagens imagéticas clássicas a uma expressão única latino-americana no fim do século 20. Plura: Revista de Estudos de Religião, v. 4, p. 4-31, 2013.
SCHAEFER, Sérgio. Dialogismo, polifonia e carnavalização em Dostoiévski. Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso, v. 6, p. 194-209, 2011.
SOBRINO, J. Ressurreição da Verdadeira Igreja: os pobres, lugar teológico da eclesiologia. São Paulo: Loyola, 1982.
SOBRINO, Jon. Jesus, o libertador. I. A história de Jesus de Nazaré. 2 ed. São Paulo: Vozes, 1996.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Davar Polissêmica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Submeto (emos) o presente trabalho, texto original e inédito, de minha (nossa) autoria, à avaliação da Revista Davar Polissêmica, um periódico interdisciplinar de Ciências da Religião e Teologia e áreas afins, sediado na Faculdade Batista de Minas Gerais, e concordo (amos) em compartilhar esses direitos autorais a ele referentes com a DAVAR/FBMG, sendo que seu “conteúdo, ou parte dele, pode ser copiado, distribuído, editado, remixado e utilizado para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos”, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que se atribua créditos ao texto e à autoria, incluindo as referência à DAVAR. Declaro (amos) ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado, o/a (s) autor/a (es/as) e empresas, instituições ou indivíduos.
Reconheço (Reconhecemos) ainda que DAVAR está licenciada sob uma LICENÇA CREATIVE COMMONS - ATTRIBUTION 4.0 (CC BY 4.0): Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Por isso, PERMITO (PERMITIMOS), "para maximizar a disseminação da informação", que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.