Análisis hermenéutico de la figura del “discípulo” o la “discípula amada”
Palavras-chave:
Hermenêutica, Gênero, BíbliaResumo
Este ensaio adota uma perspectiva hermenêutica e sugere uma abordagem de gênero ao tratar o tema de uma “discípula” em vez de um “discípulo amado”. Destaca a figura de uma “discípula”, focalizando o âmbito marginalizado das mulheres. A análise também explora a relação de Jesus com os menos privilegiados, ressaltando seu esforço em dignificar tanto homens quanto mulheres. Ao concluir, o ensaio explora a aplicação da hermenêutica em nossa sociedade atual e reflete sobre como podemos extrair lições valiosas da vida e ensinamentos de Jesus e seus discípulos.
Referências
HENDRIKSEN, William. Comentario al Nuevo Testamento: El Evangelio según San Juan. Libros Desafío, 1981.
LELOUP, Jean-Yves. El evangelio de María. Myriam de Magdala. Herder, 1999.
PEREIRA, Nancy Cardoso. Presentación. Pautas para una hermenéutica feminista de la liberación. Revista de Interpretación Bíblica Latinoamericana, v. 25, 1996.
PICKNETT, Lynn. María Magdalena, la diosa prohibida del cristianismo. México: Océano, 2005.
TAMEZ, Elsa. Las mujeres en el movimiento de Jesús, el Cristo. Sociedades Bíblicas Unidas, 2020.
WHITE, David. Jesús y los de abajo según San Lucas. Centro de Comunicación Cultural, CUPSA, A.C. 1990.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Davar Polissêmica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Submeto (emos) o presente trabalho, texto original e inédito, de minha (nossa) autoria, à avaliação da Revista Davar Polissêmica, um periódico interdisciplinar de Ciências da Religião e Teologia e áreas afins, sediado na Faculdade Batista de Minas Gerais, e concordo (amos) em compartilhar esses direitos autorais a ele referentes com a DAVAR/FBMG, sendo que seu “conteúdo, ou parte dele, pode ser copiado, distribuído, editado, remixado e utilizado para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos”, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que se atribua créditos ao texto e à autoria, incluindo as referência à DAVAR. Declaro (amos) ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado, o/a (s) autor/a (es/as) e empresas, instituições ou indivíduos.
Reconheço (Reconhecemos) ainda que DAVAR está licenciada sob uma LICENÇA CREATIVE COMMONS - ATTRIBUTION 4.0 (CC BY 4.0): Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Por isso, PERMITO (PERMITIMOS), "para maximizar a disseminação da informação", que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.