A busca pelo sentido da vida como abertura para a oferta do Ensino Religioso no Ensino Médio

Autores

Palavras-chave:

Ensino Religioso, Sentido da Vida, Educação

Resumo

Ensaia-se uma reflexão propositiva acerca da oferta do Ensino Religioso no Ensino Médio. O fenômeno religioso, através das Ciências das Religiões, pode ser problematizado numa perspectiva crítico-reflexiva a partir dos processos de busca e construção dos sentidos. No contexto do Ensino Médio, os estudantes são estimulados a desenvolverem seus projetos de vida e, diante disso, procura-se aproximar o Ensino Religioso às ideias de Viktor Frankl em relação à abordagem existencial. Isso será realizado pela pesquisa bibliográfica e análise documental, considerando os textos normativos que regem a educação brasileira e a oferta do Ensino Religioso na rede pública de ensino. Considera-se pertinente a abordagem do Ensino Religioso no Ensino Médio, a partir da construção de projetos de vida, considerando como lacuna a busca pelo sentido da vida, que se manifesta em expressões religiosas e não religiosas.

Biografia do Autor

Eliana Furtado Vieiras, Faculdade Unida de Vitória

Mestranda em Ciências das Religiões pelo PPGPCR da Faculdade Unida de Vitória

Wallace Soares da Paixão, Faculdade Unida de Vitória

Doutorando em Ciências das Religiões pela Faculdade Unida de Vitória.

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Publicado

2024-08-01

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Artigos/Articles: Temática Livre/Free subject