“Manda-nos aos porcos”
religião e subalternidade na história em quadrinhos “Lavagem”
Palavras-chave:
Religião. Evangélicos. Subalternidade. Lavagem (História em Quadrinhos.Resumo
O presente texto realiza uma análise da História em Quadrinhos (HQ) “Lavagem”, publicada em 2015, pelo artista brasileiro Shiko. Basicamente a HQ narra situações de violência doméstica vividas por uma jovem mulher em contexto de profundas induções religiosas evangélicas. Inspirado nas categorias de subalternidade e decolonialidade em G. Spivak e F. Vergès, o artigo problematiza o lugar da religião na produção de práticas de subalternização na produção de alteridades através do silenciamento e do controle dos corpos femininos, além da potencialização de medos e delírios, na representação imagética da história em quadrinhos. Por fim, o texto procura contribuir para que os estudos de religião aproximem-se da linguagem das produções culturais e artísticas visuais como forma de contribuição para novos campos de investigação.
Referências
BARBIERI, Daniele. As Linguagens dos Quadrinhos. São Paulo: Peirópolis, 2017.
BÍBLIA. Português. Almeida Revista e Atualizada. Bíblia On-line, 2023. Disponível em: https://www.bibliaonline.com.br/ara.
CARTA CAPITAL. Igrejas Evangélicas e a violência doméstica, um tema urgente. 2022. Disponível em: https://www.cartacapital.com.br/blogs/dialogos-da-fe/igrejas-evangelicas-e-a-violencia-domestica-um-tema-urgente/
DE CERTEAU, Michel. A Fábula Mística. Séculos XVI e XVII. Volume I. São Paulo: Gen/Forense Universitária, 2015.
FOLHA DE SÃO PAULO. Templos evangélicos crescem 228% em duas décadas e dominam cena religiosa. 2023. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2023/12/templos-evangelicos-crescem-228-em-duas-decadas-e-dominam-cena-religiosa.shtml.
GROSFOGUEL, Ramón. Para descolonizar os estudos de economia política e os estudos pós-coloniais: Transmodernidade, pensamento de fronteira e colonialidade global. Periferia, 1(2). Disponível em: https://doi.org/10.12957/periferia.2009.3428
HAN, Byung-Chul. Sociedade paliativa. A dor hoje. Petrópolis: Vozes, 2021.
HIGUET, Etienne A. Interpretação das imagens na teologia e ciências da religião. In: NOGUEIRA, Paulo A. de S. (Org.) Linguagens da Religião. Desafios, métodos e conceitos centrais. São Paulo: ANPTECRE/Paulinas, 2012.
IBGE. Censo 2010: números de católicos cai e aumenta o de evangélicos, espíritas e sem religião. 2012. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/14244-asi-censo-2010-numero-de-catolicos-cai-e-aumenta-o-de-evangelicos-espiritas-e-sem-religiao.
POSTEMA. Barbara. Estrutura narrativa nos Quadrinhos. São Paulo: Peirópolis, 2018.
SHIKO. Lavagem. São Paulo: Mino, 2015.
SPIVAK, Gayatri C. Pode o Subalterno falar? Belo Horizonte: UFMG, 2010.
VERGÈS, Françoise. Um Feminismo Decolonial. São Paulo: Ubu, 2020.
VERGUEIRO, Waldomiro. Pesquisa Acadêmica em Histórias em Quadrinhos. São Paulo: Criativo, 2017.
VILHENA, Valéria C. Pela Voz das Mulheres: uma análise da violência doméstica entre mulheres evangélicas atendidas no Núcleo de Defesa e Convivência da Mulher – Casa Sofia. 2009. 152 p. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) – Faculdade de Humanidades e Direito, Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2009.
VITRALIZADO. Shiko prepara terreno para final épico de tetralogia da vingança com Carniça e a Blindagem Mística – Parte 3: A Morte Anda no Mundo. 2023. Disponível em: https://vitralizado.com/hq/shiko-prepara-terreno-para-final-epico-de-tetralogia-da-vinganca-com-carnica-e-a-blindagem-mistica-parte-3-a-morte-anda-no-mundo/
VITRALIZADO. Lavagem: o curta que deu origem a HQ de Shiko está na íntegra na internet. [2021?]. Disponível em: https://vitralizado.com/cinema/lavagem-o-curta-que-deu-origem-a-hq-de-shiko-esta-na-integra-na-internet/, no Link https://vimeo.com/156740563.
VITRALIZADO. Papo com Shiko. 2015. Disponível em: https://vitralizado.com/hq/papo-com-shiko.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Davar Polissêmica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Submeto (emos) o presente trabalho, texto original e inédito, de minha (nossa) autoria, à avaliação da Revista Davar Polissêmica, um periódico interdisciplinar de Ciências da Religião e Teologia e áreas afins, sediado na Faculdade Batista de Minas Gerais, e concordo (amos) em compartilhar esses direitos autorais a ele referentes com a DAVAR/FBMG, sendo que seu “conteúdo, ou parte dele, pode ser copiado, distribuído, editado, remixado e utilizado para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos”, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que se atribua créditos ao texto e à autoria, incluindo as referência à DAVAR. Declaro (amos) ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado, o/a (s) autor/a (es/as) e empresas, instituições ou indivíduos.
Reconheço (Reconhecemos) ainda que DAVAR está licenciada sob uma LICENÇA CREATIVE COMMONS - ATTRIBUTION 4.0 (CC BY 4.0): Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Por isso, PERMITO (PERMITIMOS), "para maximizar a disseminação da informação", que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.