O círculo de leitura e escrita como espaço humanizador no ensino religioso escolar

Autores

  • Fabio Coronel Gagno Júnior Faculdade Unida de Vitória

Palavras-chave:

Religião, Círculo, Leitura, Escrita, Literatura, Humanização, Complexidade, Competências, BNCC

Resumo

Este projeto foi definido a partir de um insight, oriundo da aula Educação para ser, de Tiago Mattos, no curso de especialização em A Moderna Educação: Metodologias, Tendências e Foco no Aluno (PUCRS, 2020). Ele fundamenta-se na ideia de que uma educação eficaz para o século XXI deve contribuir para que as pessoas, dentre outras coisas, façam amigos e lidem melhor com situações limites da vida: fracasso, perda, morte e outras. O pressuposto central é que por meio do contato com as diferentes literaturas, religiosas ou com menção à religiosidade, pode-se enriquecer a vida interior sem que para isso seja necessária a instância pessoal (no sentido de meramente individual) ou factual. Ou seja, estima-se a virtualidade como plataforma na formação de sujeitos íntegros e melhor preparados psicologicamente. Mais capazes, justamente, porque, participantes de um patrimônio cultural e religioso universal, dispõem de repertório suficiente para interpretar suas vivências. Como proposta intersubjetiva, considera-se a importância das relações dialógicas para a construção de aprendizagens significativas. A opção por “círculo de leitura” remete a uma dinâmica horizontalizada, de hierarquia frágil, onde há troca de experiências e instrução entre pares. Espera-se que assim o espaço literário desperte todas as consequências pedagógicas presentes nas relações que são potencialmente empáticas. Portanto, admitindo que cabe à educação desenvolver estudantes na dimensão integral, considera-se que a leitura e escrita literárias, devidamente orientadas, tem meios eficazes para funcionar como espaço de humanização.

Biografia do Autor

Fabio Coronel Gagno Júnior, Faculdade Unida de Vitória

Doutorando em Ciências das Religiões na Faculdade Unida de Vitória

Referências

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura (MEC). PISA 2018 revela baixo desempenho escolar em leitura, matemática, e ciências no Brasil. INEP (MEC). 2019. Disponível em: http://tinyurl.com/23uaansa. Acesso em: 12 jan. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://tinyurl.com/3jhdtmmt. Acesso em: 05 jan. 2022.

CUNHA, Maria Antonieta Antunes. Literatura infantil: teoria e prática. 11 ed. São Paulo: Ática, 1991.

DESCARTES, René. O discurso do método. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2011.

ESCRITORES CRIATIVOS E DEVANEIOS. In: FREUD, S. Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 2006, vol. IX.

GALLIAN, Dante. A literatura como remédio: os clássicos e a saúde da alma. São Paulo: Martin Claret, 2017.

GÓES, Lúcia Pimentel. Introdução à literatura infantil e juvenil. 2 ed. São Paulo: Pioneira, 1991.

INSTITUTO NATURA. Tertúlias dialógicas literárias - exemplos na prática. YouTube, 2014. Disponível em: http://tinyurl.com/4r5pub8b. Acesso em: 12 jan. 2022.

INSTITUTO NATURA. O que são tertúlias dialógicas do ensino a distância de comunidade de aprendizagem?. YouTube, 2015. Disponível em: http://tinyurl.com/mu8jxzxj. Acesso em: 12 jan. 2022.

INSTITUTO NATURA. Princípios da aprendizagem dialógica do ensino a distância de comunidade de aprendizagem. YouTube, 2015. Disponível em: http://tinyurl.com/yb7ws7ck. Acesso em: 12 jan. 2022.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2003.

LEWIS, C. S. Um experimento na crítica literária. São Paulo: Unesp, 2009.

MORIN, Edgar. É hora de mudarmos de via: as lições do coronavírus. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2020. E-book Kindle.

MORIN, Edgar. Ensinar a viver: manifesto para mudar a educação. Porto Alegre: Sulina, 2015.

MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. 5 ed. Porto Alegre: Sulina, 2015.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação futuro. 12 ed. São Paulo: Cortez, 2007.

PERISSÉ, Gabriel. Filosofia, ética e literatura: uma proposta pedagógica. Barueri: Manole, 2004.

RODRIGUES, Elisa. Ensino Religioso: uma proposta reflexiva. Belo Horizonte: Senso, 2021.

Downloads

Publicado

2024-04-25

Edição

Seção

“Aprender a Fazer”