Intersecções entre a fantasia lewisiana e a filosofia/fenomenologia da religião
Palavras-chave:
Fenomenologia, Filosofia, Anseio, Fantasia, Religião, LiteraturaResumo
Este trabalho procura expor a relação existente entre a fantasia lewisiana e a filosofia da religião. Trata-se de evidenciar, por meio da crítica especializada, a capacidade da literatura de aludir a processos que levam à transcendência e à religiosidade. Para tanto, ele apoia-se em concordâncias entre os escritos de C. S. Lewis e textos sobre filosofia da religião, em especial os de Rudolf Otto, a fim de consolidar a legitimidade epistemológica na interpretação do sentimento religioso. Conclui-se que a noção de anseio figura como terminologia para apontar a origem, a relevância e as implicações do sentimento religioso, e, portanto, sustentar um possível discurso filosófico/fenomenológico de Lewis a respeito da religião.
Referências
BORTOLLETO FILHO, Fernando (org.). Dicionário Brasileiro de Teologia. São Paulo: Aste, 2008.
CHESTERTON, G. K. O homem eterno. São Paulo: Mundo Cristão, 2010.
DOWNING, David. C. S. Lewis: o mais relutante dos convertidos. São Paulo: Vida, 2006.
ELIADE, Mircea. Os mitos e os contos de fadas. In: ELIADE, Mircea. Mito e realidade. 6 ed. São Paulo: Perspectiva, 2011.
GALLO, Silvio. Manual do professor. In.: GALLO, Silvio. Filosofia: experiência do pensamento. São Paulo: Scipione, 2014.
BÍBLIA. Português. Almeida Revista e Atualizada. Bíblia On-line. Disponível em: https://www.bibliaonline.com.br/ara.
LEWIS, C. S. As crônicas de Nárnia [vol. único]. 2 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2009b.
LEWIS, C. S. Cartas de um diabo a seu aprendiz. 2 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2011.
LEWIS, C. S. De este y otros mundos: ensayos sobre literatura fantástica. Barcelona: Alba editorial, 2004.
LEWIS, C. S. O peso de glória. São Paulo: Vida, 2008.
LEWIS, C. S. O Problema do Sofrimento. São Paulo: Vida, 2006.
LEWIS, C. S. Os quatro amores. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
LEWIS, C. S. Surpreendido pela alegria. 3 ed. São Paulo: Mundo Cristão, 2000.
LEWIS, C. S. Um experimento na crítica literária. São Paulo: Unesp, 2009a.
OTTO, Rudolf. O Sagrado: um estudo do elemento não-racional na ideia com o divino e sua relação com o racional. São Bernardo do Campo: Imprensa Metodista, 1985.
REALE, Giovanni; ANTISERI, Dario. Edmund Husserl e o Movimento Fenomenológico. In.: REALE, Giovanni e ANTISERI, Dario. História da filosofia: do romantismo até os nossos dias. Vol. III. 2 ed. São Paulo: Paulus, 1991.
TOLKIEN, J. R. R. Sobre histórias de fadas. 2 ed. São Paulo: Conrad, 2010.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Davar Polissêmica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Submeto (emos) o presente trabalho, texto original e inédito, de minha (nossa) autoria, à avaliação da Revista Davar Polissêmica, um periódico interdisciplinar de Ciências da Religião e Teologia e áreas afins, sediado na Faculdade Batista de Minas Gerais, e concordo (amos) em compartilhar esses direitos autorais a ele referentes com a DAVAR/FBMG, sendo que seu “conteúdo, ou parte dele, pode ser copiado, distribuído, editado, remixado e utilizado para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos”, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que se atribua créditos ao texto e à autoria, incluindo as referência à DAVAR. Declaro (amos) ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado, o/a (s) autor/a (es/as) e empresas, instituições ou indivíduos.
Reconheço (Reconhecemos) ainda que DAVAR está licenciada sob uma LICENÇA CREATIVE COMMONS - ATTRIBUTION 4.0 (CC BY 4.0): Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Por isso, PERMITO (PERMITIMOS), "para maximizar a disseminação da informação", que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.