Uma nova ética no cenário religioso

a religiosidade de adolescentes infratores de Belém-PA

Autores

  • Samuel Marques Campos Faculdade Teológica Batista Equatorial
  • Weslley Cardoso de Sousa Universidade do Estado do Pará (UEPA)

Palavras-chave:

Adolescentes infratores, Ética, Religiosidade

Resumo

O presente artigo tem como propósito fomentar discussões a respeito da relação entre o pensamento ético e a religiosidade de adolescentes envolvidos com a criminalidade, considerando a influência que o meio religioso tem exercido na construção do senso ético destes sujeitos. As informações analisadas neste artigo foram obtidas por meio de entrevistas com internos e ex-internos de UASEs (Unidade de Atendimento Socioeducativo) da região metropolitana de Belém-PA, bem como com funcionários da mesma, além de fontes bibliográficas de teóricos da área. Numa reconstrução sucinta do conceito de sagrado e a forma como este é apresentado aos adolescentes que cotidianamente são expostos a criminalidade, perceberemos ainda como os adolescentes constroem, a partir de pressupostos religiosos, suas perspectivas éticas dentro do ambiente de criminalidade.

Biografia do Autor

Samuel Marques Campos, Faculdade Teológica Batista Equatorial

É Doutor em Ciências Sociais, área de concentração em Antropologia, pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Pará (PPGSA / UFPA), sob a orientação do Prof. Dr. Raymundo Heraldo Maués. É Mestre em Ciências da Religião pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da Universidade do Estado do Pará (PPGCR / UEPA), sob a orientação do Prof. Dr. Saulo de Tarso Cerqueira Baptista. É Especialista em Ciências da Religião pela Faculdade Teológica Batista Equatorial (FATEBE) e Licenciado em Filosofia pelo Centro Universitário Claretiano (Batatais/SP). Possui os cursos livres de Especialização em Teologia Bíblica e Mestrado em Teologia pelo Seminário Teológico Batista Equatorial (STBE), mantenedora da FATEBE. É Coordenador de Pesquisa e Pós-Graduação e Docente Acadêmico na FATEBE (Extensão, Graduação e Pós-Graduação Lato Sensu), atuando também no Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Graduação em Teologia da referida instituição.

Weslley Cardoso de Sousa, Universidade do Estado do Pará (UEPA)

Mestre em Ciências da Religião (PPGCR/UEPA, 2019) como bolsista CAPES. Possui graduação em Teologia pela Faculdade Teológica Batista Equatorial (FATEBE), onde atuou como aluno monitor das disciplinas de Novo Testamento e Exegese do Novo Testamento. Especializou-se em Teologia também pela FATEBE. Integrante do Grupo de pesquisa Movimentos, Instituições e Culturas Evangélicas na Amazônia (MICEA), ligado à UEPA.

Referências

BAUMAN, Zygmunt. Comunidade: a busca por segurança no mundo atual. Rio de Janeiro: Zahar, 2003.

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.

BAUMAN, Zygmunt. Tempos líquidos. Rio de Janeiro: Zahar, 2007.

BLEDSOE. David Allen. Movimento neopentecostal brasileiro: um estudo de caso. São Paulo: Hagnos, 2012.

DIAS, José A. O.; BAPTISTA, Saulo de T. C. Pentecostalismo, tráfico e vícios no bairro do Jurunas: periferia de Belém – Pará. Estudos Amazônicos, v. X, n. 1. p. 159-181. 2014.

BRASIL. Lei nº 8.069, de 13 de junho de 1990. Estatuto da criança e do adolescente.

GEERTZ, Clifford. A Interpretação das Culturas. Rio de Janeiro: LTC, 2008.

GUIMÊ, Mc. Na pista eu arraso. In:_____. Álbum musical de Mc Guimê. São Paulo: Maximo, publicado em 09 out. 2012. Disponível em: http://www.vagalume.com.br/mc-guime/na-pista-eu-arraso.html.

LUIZ, Ronaldo Robson. Crer sem pertencer: Um estudo sobre a religiosidade dos “sem religião”. 276 f. Tese (Doutorado em Sociologia). Pós-Graduação em Sociologia do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.

MARIANO, Ricardo. Neopentecostais: sociologia do novo pentecostalismo no Brasil. São Paulo: Loyola, 2010.

MACEDO, Edir. A libertação da teologia. Rio de Janeiro: Universal Produções, s.d.

MAIA JR., Raul; PASTOR, Nelson (Coords.). Magno dicionário da língua portuguesa. São Paulo: Difusão Cultural do Livro, 1995.

MARIZ, Cecília Loreto. A sociologia da religião de Max Weber. In: TEIXEIRA, Faustino (org.). Sociologia da religião: enfoques teóricos. Petrópolis: Vozes, 2011, p. 67-93.

MAURO, Victor da Silva.; PERONDI JR., Lucilo. A cultura do consumismo e Funk ostentação: mera tautologia ou uma nova identidade do indivíduo pós-moderno?. Sociologia, Antropologia e Cultura Jurídicas, n. 2, p. 107-123, 2014.

MUNDO DAS TATUAGENS. O significado das tatuagens de carpa. Disponível em: http://www.mundodastatuagens.com.br/significados/carpa/.

PIERATT, Alan B. O evangelho da prosperidade. 2. ed. São Paulo: Vida Nova, 1995.

TILLICH, Paul. Teologia Sistemática. 5. ed. São Leopoldo: Sinodal, 2005.

TURNER, Vitor. O processo ritual: estrutura e anti-estrutura. Petrópolis: Vozes, 2013.

WEBER, Max. Economia e Sociedade: Fundamentos da Sociologia Compreensiva. v. I. Brasília: Universidade de Brasília, 2012.

Downloads

Publicado

2023-10-30

Edição

Seção

Artigos/Articles: Dossiê/Dossier