Rumores na e da floresta

Autores

  • Arlete M. Pinheiro Schubert Secretaria de Educação de Vitória e docente convidada no Prolind da Universidade Federal do Espírito Santo

Palavras-chave:

Povos indígenas., Tupinikim., Lutas territoriais., Memórias., Educação.

Resumo

Este artigo pretende demonstrar, por meio do caso emblemático do povo Tupinikim, no estado do Espírito Santo- Brasil, o conjunto de ações e argumentos, entre o político e o jurídico, acessados para articular resistências e violências aos direitos originários dos povos indígenas no Brasil, ao final do século XX e início do século XXI. Sublinhamos que há nesses acontecimentos uma demanda de caráter social e de direito, e neste artigo elencamos algumas razões que justificam porque essas realidades carecem de novas configurações, tanto pela história quanto pelos profissionais e gestores das políticas públicas, como narrativas que podem informar e embasar decisões a serem tomadas pelos formuladores de políticas públicas e pelos defensores de justiça. Essas experiências e as observações sobre as práticas de educação nas aldeias nos levam a afirmar que as lutas territoriais se constituem com alta densidade pedagógica para uma educação indígena própria. Para realizar a reflexão e análise lançamos mão de fontes orais e documentais escritas para compreender as tensões e conflitos nesses acontecimentos.

Biografia do Autor

Arlete M. Pinheiro Schubert, Secretaria de Educação de Vitória e docente convidada no Prolind da Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo- Ppge/Ufes; graduação em História/Ufes; Ativista e integrante do movimento de indígenas mulheres pesquisadoras Wayrakunas/Uneb; Pesquisadora do Grupo Religião, Gênero e Educação – Regevi/Faculdade Unida de Vitória; Grupo de Pesquisa Culturas Parcerias e Educação do Campo-Ppge/Ufes; Professora convidada do Prolind-Ufes e integrante do Coletivo Mulherio das Letras Indígenas.

E-mail: schubertarlete@gmail.com

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Publicado

2022-10-10

Edição

Seção

Artigos/Articles: Dossiê/Dossier