A Igreja Apostólica Missionária no Brasil e o avivamento no País De Gales
Palavras-chave:
História, Igreja Apostólica Missionária, Avivamento no país de GalesResumo
O artigo realiza uma análise da influência do avivamento no País de Gales na história da Igreja Apostólica Missionária no Brasil, uma denominação pentecostal com mais de um século de existência. A abordagem do texto é estruturada em três etapas metodológicas. Inicialmente, são examinadas a influência, a trajetória histórica e o impacto do avivamento no País de Gales, bem como os efeitos gerados em outras partes do mundo, exemplificado pelo avivamento da Rua Azusa, em Los Angeles. Em seguida, o artigo discorre sobre a história da Igreja Apostólica e seus fundadores, destacando suas influências oriundas dos avivamentos previamente mencionados. Por último, é abordada a origem e a trajetória da Igreja Apostólica Missionária no Brasil. Observa-se uma significativa influência nos aspectos doutrinários e administrativos da igreja proveniente dos avivamentos ocorridos nos contextos europeu e norte-americano. A Igreja Apostólica Missionária no Brasil é resultado de esforços missionários, e mantém a agenda missionária na atualidade.
Referências
A BÍBLIA de Jerusalém. São Paulo: Paulus, 2002.
BARTLEMAN, Frank. A história do avivamento Azusa. São Paulo: Impacto, 2016.
BOISSET, Jean. História do protestantismo. São Paulo: DEL, 1971.
CAVALCANTE, Ronaldo. Reforma protestante, 500 anos: ensaio de crítica histórica. Pistis & Praxis, Curitiba, v. 9, n. 2, p. 441-463, 2017.
DAVIES, T.; YEOMAN, P. Born in the Fire. Swansea: Kingdom Firts, 2008.
DeMOSS, Nancy L.; SMITH, Maurice. O Avivamento do País de Gales. São Paulo: Impacto, 2016.
FLUCK, Marlon. Reavivamento: conceito e panorama. In: FLUCK, Marlon; GÄBLER, Karl Ulrich. Tempo de despertar: pregadores do reavivamento século XIX. Curitiba: Cia dos Escritores, 2015, p. 7-28.
HYATT, Eddie L. 200 anos de cristianismo carismático: um olhar do século 21 na história da igreja a partir de uma perspectiva carismático-pentecostal. Natal: Carisma, 2018.
JONES, Evan David. WILLIAMS, Daniel Powell (‘Pastor Dan’; 1882–1947), founder and first president of the Apostolic Church. In: THE NATIONAL LIBRARY OF WALES [site institucional]. 2001. Disponível em: https://biography.wales/article/s2-WILL-POW-1882. Acesso em: 08 jul. 2020.
MENDONÇA, Antônio Gouvêa. O celeste porvir: a inserção do protestantismo no Brasil. 3. ed. São Paulo: EDUSP, 2008.
SYNAN, Vinson. O século do Espírito Santo: 100 anos de Avivamento Pentecostal e Carismático. São Paulo: Vida, 2009.
WEEKS, Gordon. Chapter Thirty-Two: A History of the Apostolic Church 1900–2000. Barnsley: Prontaprint, 2003.
WORSFOLD, James. A history of the charismatic movements in New Zeland. Bradford: Puritan Press, 1974.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Davar Polissêmica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Submeto (emos) o presente trabalho, texto original e inédito, de minha (nossa) autoria, à avaliação da Revista Davar Polissêmica, um periódico interdisciplinar de Ciências da Religião e Teologia e áreas afins, sediado na Faculdade Batista de Minas Gerais, e concordo (amos) em compartilhar esses direitos autorais a ele referentes com a DAVAR/FBMG, sendo que seu “conteúdo, ou parte dele, pode ser copiado, distribuído, editado, remixado e utilizado para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos”, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que se atribua créditos ao texto e à autoria, incluindo as referência à DAVAR. Declaro (amos) ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado, o/a (s) autor/a (es/as) e empresas, instituições ou indivíduos.
Reconheço (Reconhecemos) ainda que DAVAR está licenciada sob uma LICENÇA CREATIVE COMMONS - ATTRIBUTION 4.0 (CC BY 4.0): Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Por isso, PERMITO (PERMITIMOS), "para maximizar a disseminação da informação", que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.