Documentário:
A perspectiva do cuidado na classe hospitalar
Palavras-chave:
Religião e espaço público, Educação em ambiente hospitalar, EspiritualidadeResumo
O documentário “A Perspectiva do Cuidado na Classe Hospitalar” é resultado de uma pesquisa conduzida pela Professora Luíza Elena Cândido de Almeida no âmbito do Mestrado Profissional em Ciências das Religiões da Faculdade Unida de Vitória-ES. Este trabalho apresenta uma série de depoimentos que, ao narrarem experiências de vida e retraçarem trajetórias vivenciadas em uma classe hospitalar do Hospital Infantil Nossa Senhora da Glória (HINSG) em Vitória-ES, oferecem uma visão desse espaço peculiar de escolarização, onde a espiritualidade, no contexto do cuidado, desempenha um papel fundamental. Com foco nas interações entre espiritualidade, cuidado e atendimento educacional em regime hospitalar, a pesquisa teve como ponto de partida entrevistas com indivíduos ligados às classes hospitalares. Os entrevistados incluíram Lucas Força Mariani, um jovem que, durante seu tratamento contra o câncer no HINSG, frequentou a classe hospitalar e se tornou o primeiro a realizar as provas do ENEM no leito hospitalar, sendo aprovado em um curso de Engenharia; Elaine Cristina da Silva Vieira, uma professora que, ao longo de cinco anos, desenvolve um trabalho que vai além do ensino convencional; e Eliane Custódio, que, desde 2001 na coordenação do espaço, dedica sua rotina à defesa dos direitos de cidadania dos estudantes/pacientes. A produção, editada e filmada por João Victor Candido de Almeida, está disponível na plataforma Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=nuVG5R33vZs
Referências
ALARCÃO, Isabel. Supervisão pedagógica em contexto. [Palestra proferida em] I Seminário de Formação de Professores. Supervisão Pedagógica: desafios e potencialidades na formação inicial de professores. FLUC - Formação de Professores, Núcleo de Estudos em Ensino FPCEUC - Mestrado em Supervisão Pedagógica e Formação de Professores. Local de gravação: Palácio Sacadura Botte, FPCEUC, Coimbra, 2018. [YouTube], 5 de abr. de 2018. (27min 02s). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=fPn0jmot330. Acesso em: 20 jun. 2020.
ARRIEIRA, Isabel Cristina de Oliveira; THOFEHRN, Maira Buss; PORTO, Adrize Rutz; PALMA, Josiane Santos. Espiritualidade na equipe interdisciplinar que atua em cuidados paliativos às pessoas com câncer. Cienc Cuid Saúde, Maringá, v. 10, n. 2, p. 314-321, abr./jun. 2011. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/CiencCuidSaude/article/view/15689/pdf. Acesso em: 21 mar. 2021.
BARBOSA, Ingrid de Almeida; SILVA, Maria Júlia Paes. Cuidado humanizado de enfermagem: o agir com respeito em um hospital universitário. Rev. bras. enferm., Brasília, v. 60, n. 5, p. 546-551, out. 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0034-71672007000500012&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 21 mar. 2021.
BERTACHINI, Luciana. PESSINI, Leo. A importância da dimensão espiritual na prática dos cuidados paliativos. Revista Bioetikos, São Paulo, v. 4, n. 3, jul./set. 2010. Disponível em: https://saocamilo-sp.br/assets/artigo/bioethikos/78/Art08.pdf. Acesso em: 21 mar. 2021.
BOBBIO, Norberto. A era dos direitos. 9. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.
BOFF, Leonardo. Espiritualidade: um caminho de transformação. Rio de Janeiro: Sextante, 2001.
BOFF, Leonardo. Ética e espiritualidade: como cuidar da casa comum. Petrópolis: Vozes, 2017.
BOFF, Leonardo. O cuidado necessário: na vida, na saúde, na educação, na ecologia, na ética e na espiritualidade. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2013a.
BOFF, Leonardo. Saber cuidar: ética do humano - compaixão pela terra. 19. ed. Petrópolis: Vozes, 2013b.
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Presidência da República, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 07 dez. 2020.
BRASIL. Lei nº 13.716, de 24 de setembro de 2018. [Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional)]. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, p. 2, 25 set. 2018. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/2018/lei-13716-24-setembro-2018-787190-publicacaooriginal-156470-pl.html. Acesso em: 07 dez. 2020.
BRASIL. Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990. [Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências]. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil: seção 1, Brasília, n. 182, p. 1, 20 set. 1990. Disponível em: https://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?jornal=1&pagina=1&data=20/09/1990&totalArquivos=176. Acesso em: 20 mar. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular – Educação e base. Brasília, DF, [s/d]. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em 28 jul. 2021.
CARNUT, Leonardo. Cuidado, integralidade e atenção primária: articulação essencial para refletir sobre o setor saúde no Brasil. Saúde debate, Rio de Janeiro, v. 41, n. 115, p. 1177-1186, dez. 2017. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-11042017000401177&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 21 mar. 2021.
CATÃO, Francisco. Espiritualidade cristã. São Paulo: Paulinas, 2009.
CECCIM, Ricardo. Classes educacionais hospitalares e a escuta pedagógica no ambiente hospitalar. In: SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO. Superintendência de Educação. Diretoria de Políticas e Programas Educacionais. Núcleo de apoio ao Sareh. Cadernos temáticos, Curitiba: Seed-PR, 2010.
CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO (Espírito Santo). Resolução nº 5.077/2018, 03 de dezembro de 2019. [Revoga os artigos de nº 290 a 296 da Resolução CEE-ES n.º 3.777/2014, no que dispõem sobre a organização da oferta da Educação Especial no Sistema de Ensino do Estado do Espírito Santo e dá outras providências]. Diário Oficial do Estado do Espírito Santo: Vitória, p. 23, 04 dez. 2019. Disponível em: https://sedu.es.gov.br/Media/sedu/pdf%20e%20Arquivos/RESOLU%C3%87%C3%83O%20CEE%20N%C2%BA%205077-2018.pdf. Acesso em: 07 dez. 2020.
CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Câmara de Educação Básica. Resolução CNE/CEB nº 2/2001, 11 de setembro de 2001. Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Diário Oficial da União: seção 1E, Brasília, n. 177, p. 39-40, 14 set. 2001. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CEB0201.pdf. Acesso em: 07 dez. 2020.
COSTA, Marcelo Timotheo. Em nome do pai: o Francisco de Assis de Leonardo Boff. Topoi, Rio de Janeiro, v. 17, n. 33, p. 444-467, dez. 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237-101X2016000200444. Acesso em: 15 nov. 2020.
CRUZ, Maria Inês de Andrade. Classe Hospitalar do Hospital Infantil Ismélia Silveira: o olhar do aluno sobre o ambiente e suas perspectivas sobre o pós-alta. Dissertação (Mestrado em Humanidades, Culturas e Artes). Universidade do Grande Rio, Duque de Caxias, 2015. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=2669536#. Acesso em: 07 dez. 2020.
CURY, Carlos Roberto Jamil. Direito à educação: direito à igualdade, direito à diferença. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 116, pág. 245-262, jul.2002. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742002000200010&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 07 dez. 2020.
DALMASIO, Dora. Acacci 21 anos. A construção de um sonho coletivo. Vitória, ES: Espaçolivros, 2009.
DROGERS, Andre. Espiritualidade: O problema da definição. In: BOBSIN, Oneide; SALDANHA, Marcelo Ramos (Orgs.). Ciências da religião uma hóspede impertinente. São Leopoldo: Faculdades EST, 2020. p. 41-61. [pdf].
EKMAN, Paul. A linguagem das emoções: revolucione sua comunicação e seus relacionamentos reconhecendo todas as expressões das pessoas ao redor. São Paulo: Lua de Papel, 2011. E-book. Disponível em: https://www.academia.edu/32298600/A_Linguagem_das_Emo%C3%A7%C3%B5es_Paul_Ekman_2_. Acesso em: 21 mar. 2021.
ESPÍRITO SANTO (Estado). Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes da Educação Especial na Educação Básica e Profissional para a Rede Estadual de Ensino. Educação Especial: inclusão e respeito à diferença. 2. ed., Vitória, 2011. Disponível em: https://sedu.es.gov.br/Media/sedu/pdf%20e%20Arquivos/Diretrizes%20da%20Ed.%20Especial%20no%20ES%20%20-%20Sedu.pdf. Acesso em: 07 dez. 2020.
ESPÍRITO SANTO (Estado). Secretaria Estadual de Educação. Convênio nº 065/2004 de cooperação mútua entre Secretaria de Estado da Educação/Sedu e Secretaria de Estado da Saúde/Sesa, Hospital Infantil Nossa Senhora da Glória/HINSG e a Associação Capixaba Contra o Câncer Infantil/Acacci. Diário Oficial do Estado do Espírito Santo: Vitória, p. 36, 06 abr. 2004. Disponível em: https://ioes.dio.es.gov.br/portal/visualizacoes/jornal/2207/#e:2207/#e:2207. Acesso em: 07 dez. 2020.
ESPÍRITO SANTO (Estado). Secretaria de Estado da Educação. Portaria nº 168-R, de 23 de dezembro de 2020. [Estabelece normas e procedimentos complementares referentes à avaliação, recuperação de estudos e ao ajustamento pedagógico dos estudantes das unidades escolares da Rede Estadual de Ensino do estado do Espírito Santo, e demais providências]. Diário Oficial do Estado do Espírito Santo: Vitória, n. 25.391, p. 39, 28 dez. 2020. Disponível em: https://ioes.dio.es.gov.br/portal/visualizacoes/pdf/5325/#/p:1/e:5325. Acesso em: 14 abr. 2021.
ESPÍRITO SANTO (Estado). Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes Operacionais para a Educação Especial. Vitória, 2021. Disponível em: https://sedu.es.gov.br/escolar/professores-educacao-especial. Acesso em: 20 abr. 2021.
ESPÍRITO SANTO (Estado). Secretaria de Estado da Educação. Edital nº 29/2020. Processo seletivo de professores habilitados e pedagogos. Vitória, 2020. Disponível em: https://selecao.es.gov.br/PaginaConcurso/Index/225. Acesso em: 20 abr. 2021.
ESPÍRITO SANTO (Estado). Secretaria de Estado da Saúde. Portaria Conjunta Sesa/Sedu Nº 06-R, de 21 de julho de 2021. Disponível em: https://saude.es.gov.br/Media/sesa/coronavirus/Portarias/PORTARIA%20CONJUNTA%20SESA_SEDU%20N%C2%BA%2006-R,%20Suspende%20as%20restri%C3%A7%C3%B5es%20sanit%C3%A1rias.pdf. Acesso em: 28 ago. 2021.
FERNANDES, Edicléa Mascarenhas. Construindo um hospital hospitaleiro; acolhendo a família. In: FERNANDES, Edicléa Mascarenhas; ORRICO, Hélio; ISSA Renata Marques (Orgs.). Pedagogia hospitalar: princípios, políticas e práticas de uma educação para todos. Curitiba: CRV, 2014.
FERNANDES, Marcos Aurélio. O cuidado como amor em Heidegger. Rev. Abordagem Gestalt., Goiânia, v. 17, n. 2, p. 158-17, dez./ 2011. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-68672011000200007&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 21 mar. 2021.
FERREIRA, Jacques Lima. Competências do Professor na Pedagogia Hospitalar. In: X Congresso Nacional de Educação (Educere). I Seminário Internacional de Representações sociais, subjetividade e educação. SIRSSE. PUCPR – Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Curitiba, 2011. p. 163-173. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/CD2011/pdf/4254_2307.pdf. Acesso em: 29 mar. 2021.
FLECK, Marcelo Pio de Almeida. O instrumento de avaliação de qualidade de vida da Organização Mundial da Saúde (WHOQOL -100): características e perspectivas. Ciência & Saúde Coletiva, v. 5, n. 1, p. 33-38, 2000. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csc/a/3LP73qPg5xBDnG3xMHBVVNK/?format=pdf. Acesso em: 14 dez. 2021.
FONSECA, Eneida Simões da. Classe hospitalar: ação sistemática na atenção às necessidades pedagógico-educacionais de crianças e adolescentes hospitalizados. [S.l.], Temas sobre Desenvolvimento, v. 8, n. 44, p. 32-37, 1999. Disponível em: http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/pdf/classehospitalar_eneida.pdf. Acesso em: 02 abr. 2021.
FONSECA, Eneida Simões da. Classe hospitalar e atendimento escolar domiciliar: direito de crianças e adolescentes doentes. Revista Educação e Políticas em Debate, Uberlândia, v. 4, n. 1, p. 12-27, 19 ago. 2015. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/31308. Acesso em: 02 abr. 2021.
FONSECA, Eneida Simões da. Atendimento escolar no ambiente hospitalar. São Paulo: Memnon, 2003.
FONSECA, Eneida Simões da. O papel do professor no ambiente hospitalar e a inter-relação da equipe pedagógica com a equipe de saúde e a família da criança hospitalizada. In: PARANÁ (Estado). Secretaria de Estado da Educação. Serviço de Atendimento à Rede de Escolarização Hospitalar (Sareh). Núcleo de Apoio ao Sareh – Curitiba: Seed-PR, 2010. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/cadernos_tematicos/tematico_sareh.pdf. Acesso em: 02 abr. 2021.
FRANCISCO, Papa. Carta Encíclica “Fratelli Tutti”. [Sobre a fraternidade e a amizade social]. Roma: Libreria Editrice Vaticana, 2020. Disponível em: http://www.vatican.va/content/francesco/pt/encyclicals/documents/papa-francesco_20201003_enciclica-fratelli-tutti.html. Acesso em: 15 fev. 2021.
FURLEY, Ana Karyne Loureiro Gonçalves Willcox. Ser criança com câncer na brinquedoteca hospitalar: um estudo em merleau-ponty. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Ufes. Vitória, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufes.br/handle/10/11198. Acesso em: 15 fev. 2021.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1995.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002. Disponível em: http://www.uece.br/nucleodelinguasitaperi/dmdocuments/gil_como_elaborar_projeto_de_pesquisa.pdf. Acesso em: 28 ago. 2021.
GIL, Antonio Carlos. Método e Técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008. Disponível em: https://ayanrafael.files.wordpress.com/2011/08/gil-a-c-mc3a9todos-e-tc3a9cnicas-de-pesquisa-social.pdf. Acesso em: 28 ago. 2021.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 6. ed. São Paulo, Atlas, 2019.
GOMES, Robéria Vieira Barreto; CORRÊA, Nesdete Mesquita. Práticas e observações orientadas nos atendimentos educacionais em ambientes hospitalares e domiciliares. Módulo VI, Secretaria Especial de Educação à Distância e Formação de Professores (SEDFOR). Campo Grande, 2019.
JUNG, Carl Gustav. Espiritualidade e transcendência. Petrópolis: Vozes, 2015.
LAMA, Dalai. Uma ética para o novo milênio. 7. ed. Rio de Janeiro: Sextante, 2000.
MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Inclusão escolar – O que é? Por quê? Como fazer?,São Paulo: Summus, 2015.
MANZINI, Eduardo José. Uso da entrevista em dissertações e teses produzidas em um programa de pós graduação em educação. Revista Percurso, Maringá, v. 4, n. 2, p. 149-171, 2012. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/114753/ISSN21773300-2012-04-02-149-171.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 28 ago. 2021.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Maria Eva. Fundamentos de Metodologia Científica. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2017.
MATOS, Elizete Lúcia Moreira; MUGIATTI, Margarida Maria Teixeira. Pedagogia hospitalar: a humanização integrando educação e saúde. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.
MEDEIROS, Jucélia Linhares Granemann de. Atendimento educacional em ambiente hospitalar: princípios pedagógicos. Revista Educação, Santa Maria, v. 45, p. 01-20, jan./dez. 2020. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/40325/html . Acesso em: 03 abr. 2021.
MEDEIROS, Jucélia Linhares Granemann de; SILVA, Yara Fonseca de Oliveira e. Atendimento educacional em ambiente hospitalar: visão do estudante portador de paralisia cerebral sobre direitos e formação. Ensino em Re-Vista, Uberlândia, MG, v. 28, p. 1-18, 2021. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/60046/31356. Acesso em: 28 jul. 2021.
MIGUEL, Fabiano Koich. Psicologia das emoções: uma proposta integrativa para compreender a expressão emocional. Psico-USF, Bragança Paulista, v. 20, n. 1, p. 153-162, jan./abr. 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/pusf/v20n1/1413-8271-pusf-20-01-00153.pdf. Acesso em: 21 mar. 2021.
MIGUEZ, Brunella Poltronieri. Classe hospitalar e a efetivação do direito à educação da criança hospitalizada: um estudo de caso. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local). Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local da Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória, Emescam, Vitória, 2020.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Secretaria de Educação Especial. Classe hospitalar e atendimento pedagógico domiciliar: estratégias e orientações. Brasília, 2002. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/livro9.pdf. Acesso em: 07 dez. 2020.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Secretaria de Educação Especial. Diretrizes operacionais da educação especial para o atendimento educacional especializado na educação básica. Brasília, 2008. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=428-diretrizes-publicacao&Itemid=30192. Acesso em: 07 dez. 2020.
MINISTÉRIO DA SAÚDE. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Atenção humanizada ao recém nascido de baixo peso: método canguru. 2. ed., Brasília, 2011. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/metodo_canguru_manual_tecnico_2ed.pdf. Acesso em: 07 dez. 2020.
MINISTÉRIO DA SAÚDE. Secretaria de Assistência à Saúde Programa Nacional de Humanização da Assistência Hospitalar. Programa Nacional de Humanização da Assistência Hospitalar. Brasília, 2001. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/pnhah01.pdf. Acesso em: 20 mar. 2021.
MINISTÉRIO DA SAÚDE. Secretaria-Executiva. Núcleo Técnico da Política Nacional de Humanização. HumanizaSUS: Política Nacional de Humanização: a humanização como eixo norteador das práticas de atenção e gestão em todas as instâncias do SUS. Brasília, 2004. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/humanizasus_2004.pdf. Acesso em: 20 mar. 2021.
MINISTÉRIO DA SAÚDE. Política Nacional de Humanização. Brasília, 2015. Disponível em: https://repositorio.observatoriodocuidado.org/bitstream/handle/handle/1732/POLITICA_2015_nacional_humanizacao_pnh_folheto2015.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 20 mar. 2021.
MONTANARI, Elen Saluana da Silva Buffo; SLVA, Milene Bartolomei; MACIEL, Carina Elizabeth. A atuação dos professores no atendimento educacional em ambiente hospitalar: desafios e possibilidades. Revista Perspectivas em Diálogo, Naviraí, v. 6, n. 13, p. 6-28, jul./dez. 2019. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/8433. Acesso em 28 jul. 2021.
NASCIMENTO, Ananda Kenney da Cunha; CALDAS, Marcus Túlio. Dimensão espiritual e psicologia: a busca pela inteireza. Rev. Abordagem Gestalt., Goiânia, v. 26, n. 1, p. 74-89, abr. 2020. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-68672020000100008&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 21 mar. 2021.
OLIVEIRA, David Mesquiati de. Manual de normas para trabalhos acadêmicos. Vitória, ES: Unida, 2020. 97 p. Disponível em: https://pt.scribd.com/document/542912950/Manual-de-Normas-Academicas-FUV-2020. Acesso em: 14 dez. 2021.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU). Declaração Universal dos Direitos Humanos. Paris, 10 dez. 1948. Disponível em: http://www.direitoshumanos.usp.br/index.php/Declara%C3%A7%C3%A3o-Universal-dos-Direitos-Humanos/declaracao-universal-dos-direitos-humanos.html. Acesso em: 07 dez. 2020.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA (UNESCO). Declaração mundial sobre educação para todos e plano de ação para satisfazer as necessidades básicas de aprendizagem. Jomtien, 1990. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/declaracao-mundial-sobre-educacao-para-todos-conferencia-de-jomtien-1990. Acesso em: 07 dez. 2020.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA (UNESCO). Declaração de Salamanca sobre princípios, política e práticas na área das necessidades educativas especiais. Espanha, 1994. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000139394. Acesso em: 07 dez. 2020.
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE (OMS). CIF Classificação Internacional da Funcionalidade, Incapacidade e Saúde. Lisboa, p. 149-151, 2004. Disponível em: http://biblioteca.cofen.gov.br/wp-content/uploads/2014/11/CLASSIFICACAO-INTERNACIONAL-DE-FUNCIONALIDADE-CIF-OMS.pdf. Acesso em: 16 dez. 2021.
ORRICO, Hélio Ferreira. Representações mentais e sociais no ambiente hospitalar: a inserção da pedagogia. In: FERNANDES, Edicléa Mascarenhas; ORRICO, Hélio; ISSA Renata Marques (Orgs.). Pedagogia hospitalar: princípios, políticas e práticas de uma educação para todos. Curitiba: CRV, p. 21-32, 2014.
PADILHA, Anna Maria Lunardi; OLIVEIRA, Ivone Martins de. Inclusão escolar, diversidade e desigualdades sociais. Estado, direito e inclusão escolar. In: PADILHA, Anna Maria Lunardi; OLIVEIRA, Ivone Martins de (Orgs.). Educação para todos: as muitas faces da inclusão escolar. Campinas, SP: Papirus, p. 30-35, 2013.
PARÓQUIA SÃO PEDRO. Diocese de Cachoeiro de Itapemirim-ES. A espiritualidade de São Francisco de Assis (1182-1226): um coração livre e generoso para amar. O Pescador, Cachoeiro de Itapemirim, ano 09, n. 107, 2020. Disponível em: https://www.diocesecachoeiro.org.br/arquivos/downloads/O_pescador_107.pdf. Acesso em: 14 nov. 2020.
PAULA, Ercilia Matia Angeli Teixeira de. Educação, diversidade e esperança: a práxis pedagógica no contexto da escola hospitalar. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal da Bahia, UFBA. Bahia, 2005. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11070. Acesso em: 07 dez. 2020.
PAULA, Ercilia Matia Angeli Teixeira de. A educação como proteção integral para crianças e adolescentes hospitalizados. In: CONGRESSO LUSO-AFRO-BRASILEIRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS, VIII, 2004. Coimbra. Anais... Coimbra: Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, Centro de Estudos Sociais, set./2004. p. 01-06. [pdf]. Disponível em: https://www.ces.uc.pt/lab2004/pdfs/ErciliadePaula.pdf. Acesso em: 07 dez. 2020.
PETERS, Itamara. Atendimento educacional em ambiente hospitalar e domiciliar. Módulo I, Secretaria Especial de Educação a Distância e Formação de Professores (SEDFOR). Campo Grande, 2019.
PORTELA, Bruno. Oliveira. Silva. O conceito religião no pensamento de Carl Gustav Jung. Sacrilegens, Juiz de Fora, v. 10, n. 1, p. 46-61, jan-jun/2013. Disponível em: https://www.ufjf.br/sacrilegens/files/2014/01/10-1-5.pdf. Acesso em: 21 mar. 2021.
ARCELORMITTAL. Programa InterAção. ArcelorMittal. Disponível em: https://brasil.arcelormittal.com/sala-imprensa/publicacoes-relatorios/tubarao/cartilha-projetos-sociais-2019. Acesso em: 26 set. 2021.
ROCHA, Abdruschin Schaeffer. Hermenêutica do cuidado pastoral: a paradoxalidade da hermenêutica contemporânea. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Escola Superior de Teologia, São Leopoldo, Rio Grande do Sul, 2010. Disponível em: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/bitstream/BR-SlFE/175/1/rocha_as_tm229.PDF. Acesso em: 21 mar. 2021.
ROCHA, Abdruschin Schaeffer. Textos em movimento: por uma hermenêutica no cuidado pastoral. Revista Reflexus, Vitória, v. 2, n. 2, p. 113-133, 2008. Disponível em: http://revista.fuv.edu.br/index.php/reflexus/article/view/102/64. Acesso em: 21 mar. 2021.
ROCHA, Abdruschin Schaeffer; ULRICH, Claudete Beise. Pathos e cuidado: Dorothy Mae Stang e o cuidado como afetação. Revista Reflexus, Vitória, v. 13, n. 21, p. 37-64, 2019. Disponível em: http://revista.faculdadeunida.com.br/index.php/reflexus/article/view/981. Acesso em: 21 mar. 2021.
RÖHR, Ferdinand. Educação e espiritualidade: contribuições para uma compreensão multidimensional da realidade, do homem e da educação. Campinas: Mercado de Letras, 2013.
SANTOS, Ariane Gomes dos; MONTEIRO, Claudete Ferreira de Souza; NUNES, Benevina Maria Vilar Teixeira; BENÍCIO, Claudia Daniella Avelino Vasconcelos; NOGUEIRA, Lidya Tolstenko. O cuidado em enfermagem analisado segundo a essência do cuidado de Martin Heidegger. Revista Cubana de Enfermeria, [S.l.], v. 33, n. 3, out./2017. Disponível em: http://www.revenfermeria.sld.cu/index.php/enf/article/view/1529/295. Acesso em: 21 mar. 2021.
SANTOS, Jeová. Rodrigues; RIBEIRO, Djalma. Espiritualidade e secularismo na atualidade. Vox Faifae: Revista de Teologia da Faculdade Fasseb, Goiânia, v.8, n. 1, pp. 1-10, 2018. Disponível em: http://www.faifa.edu.br/revista/index.php/voxfaifae/article/view/105. Acesso em: 21 mar. 2021.
SANTOS, Neimar Carlos. Teologia da Libertação e Marxismo: uma breve análise bibliográfica. Revista Científica FacMais, Inhumas, v. IX, n. 2, jul./2017/2º semestre. Disponível em: https://revistacientifica.facmais.com.br/wp-content/uploads/2017/09/8.-TEOLOGIA-DA-LIBERTA%C3%87%C3%83O-E-MARXISMO-uma-breve-an%C3%A1lise-bibliogr%C3%A1fica.pdf. Acesso em: 21 mar. 2021.
SARTORETTO, Mara Lúcia. A educação especial na perspectiva da inclusão escolar: recursos pedagógicos acessíveis e comunicação aumentativa e alternativa. Brasília: MEC; Fortaleza: Universidade Federal do Ceará, 2010.
SBIZERA, Carmem Lúcia; DENDASCK, Carla Viana. Espiritualidade como geradora de Resiliência e as ciências da religião. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, 12. ed., São Paulo, v. 7, ano 3, dez./2018. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/334501249_Espiritualidade_Como_Geradora_De_Resiliencia_E_As_Ciencias_Da_Religiao. Acesso em: 21 mar. 2021.
SILVA, João Justino de Medeiros. Indicações para uma espiritualidade do cuidado à luz da teologia da criação. Revista do Dpto. de Teologia da PUC, Rio de Janeiro, ano XIV, n. 36. 2010. Disponível em: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/17725/17725.PDF. Acesso em 28 jul. 2021.
TROPÉIA, Evandro Rodrigo. A Imagem de Deus (Imago Dei) segundo Carl Gustav Jung. In: Refletindo sobre o Ser [Blog]. [S.l.], 27 jul. 2017. Disponível em: encurtador.com.br/ar134. Acesso em: 17 abr. 2021.
TRUGILHO, Silvia Moreira. Classe hospitalar e a vivência do otimismo trágico: um sentido da escolaridade na vida da criança hospitalizada. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Ufes. Vitória, 2003.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Davar Polissêmica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Submeto (emos) o presente trabalho, texto original e inédito, de minha (nossa) autoria, à avaliação da Revista Davar Polissêmica, um periódico interdisciplinar de Ciências da Religião e Teologia e áreas afins, sediado na Faculdade Batista de Minas Gerais, e concordo (amos) em compartilhar esses direitos autorais a ele referentes com a DAVAR/FBMG, sendo que seu “conteúdo, ou parte dele, pode ser copiado, distribuído, editado, remixado e utilizado para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos”, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que se atribua créditos ao texto e à autoria, incluindo as referência à DAVAR. Declaro (amos) ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado, o/a (s) autor/a (es/as) e empresas, instituições ou indivíduos.
Reconheço (Reconhecemos) ainda que DAVAR está licenciada sob uma LICENÇA CREATIVE COMMONS - ATTRIBUTION 4.0 (CC BY 4.0): Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Por isso, PERMITO (PERMITIMOS), "para maximizar a disseminação da informação", que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.