O sermão poético das dores:

pistas sobre o enfrentamento da dor na perspectiva pentecostal

Autores

Palavras-chave:

Pentecostalismo. Dores. Poesia. Semiótica. Experiência pentecostal

Resumo

O pentecostalismo é amplo, complexo e pode ser lido sob diversas lentes. No presente artigo, pretendemos lançar pistas sobre o enfrentamento da dor na perspectiva pentecostal, suas leituras e experiências que podem produzir novos significados e aprofundar a visão terapêutica das dores. O artigo, a partir de uma concisa pesquisa bibliográfica, busca responder à seguinte pergunta: como o pentecostal enxerga o enfrentamento das dores: como motivo que o leva diretamente à busca dos milagres ou como instrumento de aperfeiçoamento e crescimento espiritual? Nossa hipótese é de que a potência imaginativa que se abre sob os olhares poético-proféticos na leitura pentecostal da dor, é parte do empoderamento que permite e reveste o crente para o enfrentamento das dores. Nosso texto é dividido em três seções que, pontuados pela poesia de Carlos Nejar, poeta e pastor pentecostal, e as contribuições da semiótica russa de Iuri Lotmann, buscam compreender a leitura pentecostal das dores a partir da metáfora do sermão poético que se prega na vida e na agitação dolorosa das experiências de enfrentamento do sofrimento.  

Biografia do Autor

Alan Brizotti, Faculdade Unida

Mestre em Ciências das Religiões pela Faculdade Unida-ES, poeta e psicanalista pelo IBPC-SP. Membro da ABIB 

Referências

ALENCAR, Gedeon Freire. Matriz pentecostal brasileira: Assembleias de Deus, 1911-2011. Rio de Janeiro: Novos Diálogos, 2013.

Bíblia Brasileira de Estudo. São Paulo: Hagnos, 2016.

CAMPOS, Bernardo. Da Reforma Protestante à pentecostalidade da igreja: debate sobre o Pentecostalismo na América Latina. São Leopoldo: Sinodal, 2002.

CAMPOS, Bernardo. O princípio da pentecostalidade: hermenêutica, história e teologia. São Paulo: Recriar, 2018.

CARVALHO, César Moisés; CARVALHO, Céfora. Teologia sistemático-carismática: a conexão pneumática entre as principais doutrinas da fé cristã. Rio de Janeiro: Thomas Nelson Brasil, 2022.

HORTON, Stanley M. As últimas coisas. In: Teologia Sistemática: uma perspectiva pentecostal. HORTON, Stanley M. (ed.). Rio de Janeiro: CPAD, 1996.

KEEFAUVER, Larry. Maria Woodworth-Etter: devocional. Clássicos Movimento Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 2o2o.

LAGO, Davi; TERRA, Kenner (orgs.). Carlos Nejar e o sagrado: aspectos literários, espirituais e proféticos. São Paulo: Recriar, 2022.

LIARDON, Roberts. Os generais de Deus: por que tiveram sucesso e por que alguns falharam. São Paulo: The Hay Books, 2008.

MENZIES, Robert. Empoderados para testemunhar: o Espírito em Lucas-Atos. Natal: Carisma, 2021.

MORAES, Isael Araújo de. 100 mulheres que fizeram a história das Assembleias de Deus no Brasil. Rio de Janeiro: CPAD, 2011.

NEJAR, Carlos. O Evangelho segundo o vento. Campo Grande: Life, 2020.

NOGUEIRA, Paulo Augusto de Souza. Linguagens da religião: desafios, métodos e conceitos centrais. São Paulo: Paulinas, 2012.

OLIVEIRA, David Mesquiati; TERRA, Kenner R. C. Experiência e hermenêutica pentecostal: reflexões e propostas para a construção de uma identidade teológica. Rio de Janeiro: CPAD, 2018.

SMITH, James K. A. Pensando em línguas: contribuições pentecostais para a filosofia cristã. Rio de Janeiro: Thomas Nelson Brasil; Renova, 2020.

STRONSTAD, Roger. Hermenêutica pentecostal: Espírito, Escritura e teologia. Natal: Carisma, 2020.

TERRA, Kenner Roger Cazotto. Teorias da linguagem e estudos do discurso: apontamentos metodológicos para uma análise do discurso religioso. Revista Horizonte, Belo Horizonte, v. 16, n. 51, p. 1085-1106, 2018.

VILHENA, Valéria Cristina. Um olhar de gênero sobre a trajetória de vida de Frida Maria Strandberg (1891-1940). Universidade Presbiteriana Mackenzie. Pós-Graduação em Educação, Arte e História da Cultura. Tese de doutorado em Educação, Arte e História da Cultura, São Paulo, 2016.

VINGREN, Frida. Bem-aventurança do crente. Harpa Cristã, hino 126. Rio de Janeiro: CPAD, 2021.

Downloads

Publicado

2022-10-10

Edição

Seção

Artigos/Articles: Dossiê/Dossier