O CONHECIMENTO TEOLÓGICO E SUAS VALIDAÇÕES: UM PROBLEMA EPISTEMOLÓGICO
Palavras-chave:
Epistemologia; Teologia; América Latina; Colonização; Decolonização.Resumo
Esse artigo tem como tema principal a questão de como fazemos teologia, principalmente no contexto Sul Global e das teologias contemporâneas dessa parte do mundo. Para isso, discutimos, o problema das epistemologias, de como conhecemos, para argumentar a legitimidade de nossas formas diversas de saber. O entendimento teológico fundamental é de que o próprio cristianismo é, em si, encarnacional, portanto, também o seu conhecimento. Outra asserção é de que as formas de conhecimento humano são tão distintas quanto a própria humanidade e o mundo que ela habita. Conclui-se que houve na América Latina uma colonização não somente do pensamento, mas das formas de se construí-lo e de que qualquer libertação passa por discussões espistemológicas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 ARBRE - Revista interdisciplinar de Ciências Humanas e Sociais aplicadas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
1. O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
2. O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
3. A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
4. É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação