ESPIRITUALIDADE EM AMBIENTE ESCOLAR:
Comunidade como Horizonte de uma Espiritualidade Laica
Palavras-chave:
conflitosResumo
Este trabalho trata de uma reflexão sobre a espiritualidade em ambiente escolar, compreendendo que a religião na modernidade dissolveu-se em diferentes expressões institucionais e ao longo do tempo tem se dispersado em áreas amplas da cultura, alcançando também as instituições de ensino. Buscou-se inicialmente situar o tema “espiritualidade no ambiente escolar”, considerando a diferença entre religião e espiritualidade, em diálogo com teóricos da religião, educação e militantes do movimento na tentativa de pensar a espiritualidade como uma dimensão humana, não de forma proselista, mas laica, apresentando os principais pressupostos que norteiam o “movimento”. Finalmente discutiu-se a relevância do movimento no contexto escolar e suas possíveis contribuições explorando teóricos, tais como: Martin Buber, Zygmunt Bauman, Luc Ferry, Umberto Galimberti, Leonardo Boff e Kivitz. Esses autores contribuem para propor-se uma perspectiva escolar humanizadora, capaz de identificar o ideal de comunidade e a integração do humano como as melhores expressões de uma espiritualidade laica, fundada na consciente sacralização do humano.
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