PENSATAS SOBRE EDUCAÇÃO, LITERATURA E IMAGINAÇÃO
Palavras-chave:
Imaginação, Literatura, Educação, HumanizaçãoResumo
Este trabalho visa provocar reflexões quanto a relação entre educação, literatura e imaginação, bem como situar a experiência estética, literária e/ou imaginativa como via pedagógica para o principal objetivo da educação, qual seja, a formação integral do homem. Para tanto, na primeira parte, trabalha-se a partir da concepção de três autores, os quais tiveram a imaginação como objeto privilegiado de suas reflexões; na segunda parte, articula-se a experiência literária como exemplo da medida em que a imaginação pode ser operada em favor dos objetivos da educação, sobretudo o da humanização. Por fim, conclui-se que a imaginação e seus meios – literários ou outros – são indispensáveis para que uma educação autêntica se efetive.Downloads
Publicado
2023-12-14
Edição
Seção
Artigos originais
Licença
Copyright (c) 2023 ARBRE - Revista interdisciplinar de Ciências Humanas e Sociais aplicadas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
1. O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
2. O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
3. A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
4. É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação