ASSOCIAÇÃO DE TEXTURAS
AS PEDRAS DA SERRA DO LENHEIRO E AS ESCULTURAS DE MICHELE OKA DONER
Palavras-chave:
Serra do Lenheiro; Caminhadas; Associações; Esculturas; Michele Oka Doner.Resumo
Este artigo é o produto de um projeto plástico realizado na disciplina "Espaço e Memória: Novos Olhares sobre a Serra do Lenheiro" do Programa Interdepartamental de Pós-Graduação Interdisciplinar em Artes, Urbanidades e Sustentabilidade (PIPAUS) da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Por meio de caminhadas e intervenções na Serra do Lenheiro, o projeto resultou em uma proposta inicial para estimular a reflexão dos visitantes sobre esse local valioso, potencialmente declarado e protegido como um Parque Municipal ecológico. O artigo descreve as experiências vividas no espaço, os problemas de degradação ambiental encontrados e as percepções registradas por meio da fotografia. Essas observações conduziram a uma análise breve, estabelecendo uma conexão entre as texturas das pedras na Serra do Lenheiro e as esculturas da artista Michele Oka Doner. Nesse contexto, a investigação artística proposta visa reproduzir outras esculturas com semelhança às formas e texturas das obras da artista, aprofundando as relações entre a natureza e a expressão artística, contribuindo para a preservação do espaço e promovendo a compreensão e apreciação da arte em harmonia com a paisagem natural.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista ARBRE - Revista interdisciplinar de Ciências Humanas e Sociais aplicadas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
1. O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
2. O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
3. A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
4. É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação