A NARRATIVA DE ACHILLE MBEMBE E FRANTZ FANON
O CONCEITO DE NECROPOLÍTICA E O DEVIR-NEGRO NO MUNDO
Palavras-chave:
Achille Mbembe; Frantz Fanon; Necropolítica; Devir-negro; Descolonização.Resumo
Este trabalho aborda a convergência de pensamentos entre Achille Mbembe e Frantz Fanon, destacados intelectuais contemporâneos. Fanon, precursor dos estudos pós-coloniais, e Mbembe, crítico das estruturas coloniais, compartilham uma crítica contundente à lógica colonial. Ancorando-se nos conceitos de "Necropolítica" de Mbembe, que amplia a análise para micropoderes na sociedade, o texto destaca a regulação racista em sociedades colonizadas, desafiando a concepção democrática. Mbembe propõe o devir-negro no mundo, desvinculando a raça da fantasia ocidental, conectando-o à era do neoliberalismo. O trabalho conclui ressaltando a união de vozes entre Fanon e Mbembe, chamando à descolonização contínua e devem servir como ponto de partida em nossas análises conjunturais, visando fortalecer a luta antirracista e as possibilidades de resistência ao poder constituído dentro do Estado democrático de Direito.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista ARBRE - Revista interdisciplinar de Ciências Humanas e Sociais aplicadas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
1. O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
2. O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
3. A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
4. É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação