POLÍTICAS PÚBLICAS COMO RESULTADO DE MISTÉRIOS?
Dorothy L. Sayers e o debate britânico sobre planejamento
Palavras-chave:
Dorothy L. Sayers, planejamento, políticas públicas, teologia pública, história do pensamento econômicoResumo
Este artigo investiga a contribuição da escritora policial e intelectual pública Dorothy L. Sayers ao debate público britânico nos anos iniciais da década de 1940. Em particular, seu livro The mind of the maker (traduzido como A mente do criador) é um marco nos seus escritos por ser uma exposição sobre como o conceito da Trindade pode ser um modelo para entender o processo criativo. O capítulo 11 do livro reúne aplicações práticas, incluindo sobre políticas públicas. Ela demonstra ceticismo em relação à capacidade de técnicos em elaborarem planos bons porque pode lhes falta um entendimento completo da situação. Ao invés disso, existe o perigo de se tratar problemas públicos como mistérios a serem resolvidos, sendo problemas reais são muito mais complexos do que os da ficção. Por isso podem haver problemas no processo de planejamento que precisam ser vistos com certo ceticismo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista ARBRE - Revista interdisciplinar de Ciências Humanas e Sociais aplicadas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
1. O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
2. O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
3. A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
4. É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação